Loading...
quinta-feira, 8 de agosto de 2013

4 Elementos e 1 História

 Raízes da poesia 
          O soul e o funk influenciaram muito no Hip-Hop, mas existe grande variedade na cultura africana, que também ajudaram a desembocar no rap. As letras traziam realidades vividas em guetos. Na década de 70 artistas como Gil Scott Heron famoso pelo seu poema/canção a ''revolução não será televisionada'' estavam envolvidos com toda a luta política, pois o rap além de ritmo é poesia. 
          Já que em toda a história do hip-hop existiu memorização e improviso, cultivaram-o no freestyle. Recentemente, a formação da Academia Brasileira de Rimas, um grupo de MCs que inclui Thaíde e membros de grupos como Conseqüência, Camorra e SP Funk, tem reintroduzido esse estilo no Brasil.

Gil Scott Heron

Novo contra-ataque
         Apesar do ataque do sistema uma nova revolução musical se formava nos guetos, em livros como ''O Mundo Funk Carioca'' é contado que Djs trouxeram da Jamaica o sound systems de Kingston e o costume de fazer versos improvisados. Os Djs africanos transmitiam mensagens políticas e espirituais.
          Se Kool Herc criou o conceito de break beat, um outro DJ do Bronx, Grandmaster Flash o scatch. No começo os improvisos eram menos elaborados, mas com o sucesso das festas, o famoso freestyle foi se desenvolvendo. Apesar do Dj e do Mc serem elementos distintos, eles se completam.
          Novamente um livro trata dessa mesma época, ''Ritmo e poesia'', contando que estilos diferentes da mesma cultura dominavam certos guetos. O rap era uma forma de arte acessível a qualquer um. 

sound systems de Kingston

Além da rima
          Varias manifestações artísticas começaram a surgir, caminhos paralelos, mas bem próximos. Artigos como ''Hip-Hop Break'' na revista Artigo Geral ajuda a esclarecer um pouco mais sobre as origens da dança: ''indícios de um boogie boy, futuro b. boy, apareceram num show de James Brown, em 1969. A explosão do break dance aconteceu realmente na década de 70, com a apresentação do grupo LA Lakers na abertura do maior programa de premiação da música negra americana, o Soul Train''. Aquela dança de rua passou a ter um significado social.

b. boy

No paredão
          O grafite veio como forma de resistência, era um jeito que os jovens encontravam de estar em lugares como os centros das cidades, suas assinaturas ou ''tag'' eram usadas em espaços vazios, como muros. Logo começou uma guerra de pichadores para ver quem pichava em maior quantidade e em lugares difíceis. O jovem grafiteiro, Dj Kid, foi quem introduziu o desenho na arte, com o tempo, as gangues perceberam que poderiam passar mensagem através dos desenhos nas paredes. Pesquisadores como David Toop dizem que o grafite significou a invasão das áreas nobres das grandes cidades.

Grafite

Cultura de rua 
          Todos esses movimentos do Hip-Hop se juntaram, ali mesmo na rua, pois eram formados por jovens com as mesmas características que ocupavam o mesmo espaço. O sucesso das festas era tanto, que as pessoas que estavam ligadas ao movimento iniciaram a organização das nações, com intuito de divulgar os valores do Hip-Hop. 
          Rapper´s Delight é considerado o primeiro rap gravado, e gerou polêmicas. O estouro do rap veio com letras que trataram de falar do cotidiano de um b-boy comum. Depois disso o rap se tornou a parte mais popular do Hip-Hop. Hoje em dia o break e o grafite sobrevivem, já o rap se tornou a música norte-americana de maior destaque.

Dj

Estilismos 
          Entre o surgimento do rap e seu momento maior existe toda uma evolução. A primeira fase foi chamada de ''old school'' se completa com o ''eletro-rap'' introduzidas por Afrika Bambaataa, e a mensagem de protesto se torna cada vez mais seria. Depois da morte de Scott La Rock o rap começa a ficar mais ameno na chamada "daisy age", que ia contra o que o gangsta traria.
 Começam a surgir formar diferentes de rap, como o "rap pornô", lançado pelo 2 Live Crew, que foi muito criticado. , Vêm também o "gangsta rap" e o "brown rap" ou "rap chicano". Os raps foram ficando cada vez mais diversificados, por exemplo, citar uma frase da bíblia é comum no Brasil, mas é inaceitável pelos rappers americanos. Afinal, quem pode definir o que é ou não original?! 

Afrika Bambaataa

Postagem mais recente
Previous
This is the last post.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer
TOP