Loading...
sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Malcolm X e os muçulMANOS



TEXTO
Heloisa Vilas Boas A. da Silva
- O que é?
A Nação do Islã é uma seita que tem como principal fundamento a supremacia negra, que era inicialmente defendida por um de seus principais líderes, Malcolm X. Divergências internas racharam o grupo, mas algumas facções existem até hoje.
“Teria como objetivo a construção de uma identidade cultural e racial, com o intuito de fortalecer a autoestima negra e promover a união entre a população afro-descendente para enfrentar os desafios existentes”, defende a pesquisadora Yuliani Sato.

- Quando e onde surgiu?
Ela já existia desde 1930, mas apenas nas décadas de 50 e 60 que ganhou destaque. Sua origem se dá nos Estados Unidos, na cidade de Detroit. Nessa época, muitos negros, vítimas do preconceito e da escravidão, foram para o norte dos EUA fugidos das atrocidades praticadas pela seita Kux Klu Klan, que se concentrava ao sul. Organizados em grupos e guetos, eles almejavam a revitalização da cultura afro-americana, buscando a luta pelos seus direitos como cidadãos e até pela libertação da raça negra, como pregava a Nação do Islã.

- Características:
Ela é uma mescla dos ensinamentos de seu fundador Wallace D. Ford, com a base religiosa muçulmana, que foram compilados em um livro religioso escrito por Elijah Muhammad.  
A Nação do Islã negava os sobrenomes adotados pela população negra americana, denunciando-os como resquícios da escravidão. Por isso, seus integrantes eram batizados com outros nomes, como acontecera com Malcolm.

- Líder Malcolm X:
       Quando tinha apenas seis anos e brincava pelas ruas de Omaha, o seu pai, Earl Little, foi assassinado. Após sofrer um brutal espancamento, Earl Little teve o seu corpo atirado em uma linha de trem. Órfão (na época sua mãe fazia tratamento em um hospital psiquiátrico), Malcolm e seus sete irmãos foram morar em orfanatos. Pouco tempo depois, com uma irmã mais velha, foi morar em Boston. Depois, transferiu-se para o Harlem, bairro de maioria negra em Nova Iorque.

      Na adolescência, trabalhou como engraxate e começou a beber, a fumar e a comercializar drogas, principalmente maconha, além de freqüentar casas de prostituição. Escapou do serviço militar fingindo-se de "louco". Na mesma época, começou a praticar pequenos assaltos no Harlem. Com mais três amigos, todos muito pobres, passou a assaltar residências, até que acabou sendo preso, em 1946. Foi justamente na prisão que ocorreu uma grande transformação na vida de Malcolm X. De assaltante e vendedor de drogas, passou a estudar o islamismo, seguindo os ensinamentos de Elijah Muhammed, líder da "Nação do Islã". Ao sair da cadeia, em 1952, Malcolm X transformou-se em um dos mais carismáticos líderes negros dos Estados Unidos.
       No dia 21 de fevereiro de 1965, quando discursava no Harlem, Malcolm X foi assassinado com 13 tiros, ao lado de sua mulher Betty, que estava grávida, e de suas quatro filhas.

Fontes:
Filme: Malcolm X, Spike Lee (1992)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer
TOP