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terça-feira, 14 de outubro de 2014

A dança do movimento Hip-Hop

CONTEXTOS DA DANÇA DE RUA

Fichado por: Sara Mota Aparecida

Nesse artigo é apresentado como e porque o break e a dança de rua, deve ser trabalhado nas escolas, e como os professores devem trabalhar essas danças. É dito que o break é oriundo da cultura dos jovens de periferia, onde estes manifestam seus desejos, sentimentos e ideais através da dança. No passado, eles protestavam contra a guerra do Vietnã, através de cada passo. O break, surgiu entre os anos de 1975 e 1976 no Bronx (Nova York), nessa época, surgiram os B-boys e as B-girls, que dançavam os break das músicas. As autoras dizem que a mídica vinculou a dança de rua no Hip – Hop, 

A mídia vinculou a dança de rua ao movimento hip hop e, por isso, muitas vezes, os conceitos de break e street dance se confundem, mas é preciso lembrar que o break é o elemento que representa a expressão corporal do hip hop e está ligado aos demais elementos deste movimento e a dança de rua é uma expressão de dança que pode ou não ter relações com o movimento hip-hop. (LAUXEN, ISSE, 2009, p.75)

As autoras dizem também que o ensino do break deve ser de caráter qualitativo, procurando compreender os valores, crenças, motivações e sentimentos humanos, juntamente com os seus significados. As autoras dizem que é muito importante os professores conversarem com outros professores, pois dessa maneira, eles podem trocar “experiências”, etc. Por fim, apontam que atualmente o ensino da dança de rua é diferenciado, cada um tem uma maneira de ensinar, acreditando que o importante mesmo, é ensinar essa expressão, essa dança.

Fonte: LAUXEN, P.; ISSE, S. F. Contextos da Dança de Rua: Um pouco de história e práticas docentes. Revista Destaques Acadêmicos, ano 1, n. 2, CCHJ/Univates, 2009. p.71-80.

Disponível em: http://goo.gl/xheBUj

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