CONTEXTOS DA DANÇA DE RUA
Fichado por: Sara
Mota Aparecida
Nesse artigo é apresentado
como e porque o break e a dança de rua, deve ser trabalhado nas escolas, e como
os professores devem trabalhar essas danças. É dito que o break é
oriundo da cultura dos jovens de periferia, onde estes manifestam seus desejos,
sentimentos e ideais através da dança. No passado, eles protestavam contra a
guerra do Vietnã, através de cada passo. O break, surgiu entre os
anos de 1975 e 1976 no Bronx (Nova York), nessa época, surgiram os B-boys e as
B-girls, que dançavam os break das músicas. As autoras dizem que a
mídica vinculou a dança de rua no Hip – Hop,
A mídia
vinculou a dança de rua ao movimento hip
hop e, por isso, muitas
vezes, os conceitos de break e street dance se confundem, mas é preciso
lembrar que o break é o elemento que representa a
expressão corporal do hip hop e está ligado aos demais elementos
deste movimento e a dança de rua é uma expressão de dança que pode ou não ter
relações com o movimento hip-hop.
(LAUXEN, ISSE, 2009, p.75)
As
autoras dizem também que o ensino do break deve ser de caráter qualitativo,
procurando compreender os valores, crenças, motivações e sentimentos humanos,
juntamente com os seus significados. As autoras dizem que é muito
importante os professores conversarem com outros professores, pois dessa
maneira, eles podem trocar “experiências”, etc. Por fim, apontam
que atualmente o ensino da dança de rua é diferenciado, cada um tem uma maneira
de ensinar, acreditando que o importante mesmo, é ensinar essa expressão, essa
dança.
Fonte: LAUXEN, P.; ISSE, S. F. Contextos da
Dança de Rua: Um pouco de história e práticas docentes. Revista Destaques Acadêmicos,
ano 1, n. 2, CCHJ/Univates, 2009. p.71-80.
Disponível
em: http://goo.gl/xheBUj
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