Loading...
sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Formação e prática musical de DJ’s: um estudo multicaso em Porto Alegre



FICHAMENTO
Alessandra Amaral
O motivo é mostrar qual é a formação dos Djs para isso é feito uma breve retomada histórica, pois ela escreve que antes dos atuais Djs o método usado era o da discotecagem. Descreve qual a função e o papel dos Djs na sociedade e quais os recursos tecnológicos utilizados tanto antes como agora, como por exemplo o toca-discos.
Também especifica as funções dos DJs conforme ao estilo a que pertencem. Para o rap estilo musical que compõe um dos quatro elementos do hip hop, o papel do DJ é "crucial na criação, divulgação e emancipação do rap " (Contador e Ferreira, 1997, p.29). Uma vez que cabe a ela reproduzir e fazer efeitos sobre a base das músicas. O DJ é o instrumentista dos grupos de rap (Araldi, 2004, p.20).
Descreve algumas técnicas utilizadas pelos DJs como o back to back (repetição contínua de um mesmo trecho de uma música em dois toca-discos, feitos a partir de duas cópias de um mesmo vinil) e a diferença entre a música eletrônica e a música produzida por DJs.
Como a mídia afeta o mundo musical, Araldi cita Del Ben (2000, p. 102-103) "os meios de comunicação mais que estabelecer e divulgar significados e convenções musicais, parecem influenciar também os modos de compreender e falar sobre a música". Antigamente os rappers e os Djs talvez não fossem tão malvistos, mas a mídia nos fez acreditar que esse tipo de música e estilo é sinônimo de pessoas sem instrução, ligadas a alguma atividade marginal como roubo ou tráfico, o que bem sabemos hoje não ser toda a verdade.
Aspectos pedagógicos, na prática musical de DJs, descrevem que o rap deveria ser trabalhado nas escolas, pois as letras trabalham com questões sociológicas importantes, como pobreza, violência e raça. É fundamental que o que os alunos vivem fora da escola possa ter uma ligação com o mundo escolar, as experiências de cada um (eu) em prol da sociedade, escola (nós).
                As primeiras ligações, entre os quatro DJs entrevistados na pesquisa, foi com o hip-hop, 3 dos 4 citam DJ Hum como inspiração e dizem que sua primeira experiência foi através da curiosidade e que começaram ouvindo, olhando e tentando repetir. Para ser DJ tem que ter força de vontade, ouvir um pouco de tudo e se dedicar a treinos. Também consideram essencial a troca de experiências entre DJs um aprende com o outro, fitas de campeonatos além de auxiliarem na divulgação dos DJs auxiliam na aprendizagem.
Com a constante mudança da tecnologia é necessário sempre estar se aprimorando e para isso também se utiliza internet e outras mídias, mas mesmo com essas constantes mudanças consideram fundamental o uso de vinis e aparelhos analógicos porque assim se mantém a essência do que se está produzindo.

Fonte: ARALDI, Juciane. Formação e pratica musical de dj's: um estudo multicaso em Porto Alegre. Dissertação (mestrado em artes). 179 f. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer
TOP